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Pesquisa

Desde seu nascimento, o Teatro Labirinto tem sido um farol de inovação no mundo da atuação. Mergulhando nas profundezas da sala de ensaio e explorando teorias de criação cênica, desenvolvemos ao longo de seis anos o revolucionário programa “Solus”, um jogo eletrônico que oferece aos atores uma plataforma para ensaiar, treinar e aprimorar suas habilidades de atuação e criatividade. Imagine centenas de procedimentos de criação integrados em uma abordagem gamificada, reinventando a maneira como os atores aprendem e se desenvolvem.
A jornada rumo à criação do “Solus” não apenas redefiniu o conceito de processo criativo, mas também desbloqueou uma peça vital da engrenagem que finalmente culminou na criação de nossa obra-prima: o MOCT, ou Modo de Criação pela Transição. O MOCT é um sistema revolucionário que une técnicas díspares e estéticas aparentemente opostas, todos em uma dinâmica harmônica. Como? Através do foco na transição. Cada performance cênica é um fluxo contínuo de eventos conectados por transições. O MOCT decidiu olhar para as engrenagens que movem essas transições, resultando em nove grupos fundamentais, denominados “portas”: movimento, estado, personagem, ação, relacionamento, espaço, tempo, narração e voz. Como peças de um quebra-cabeça complexo, esses grupos podem se entrelaçar e se sobrepor, formando uma base sólida para o treinamento de atores sem limites criativos.

Esse estudo inovador não apenas iluminou novos horizontes para a atuação, mas também delineou um mapa claro para o desenvolvimento do ator, dividindo o processo entre treinamento criativo, treinamento dos fundamentos e treinamento dos pressupostos. Com essa divisão clara, aspirantes a atores e profissionais experientes podem compreender seus pontos fortes e áreas de crescimento, impulsionando seu avanço independentemente do contexto ou abordagem teatral predominante.
Tamanha foi a magnitude desta pesquisa que suas descobertas e conquistas serão registradas no livro “A Criação do Ator”, a ser publicado pela renomada editora SENAC. Esta não é a primeira incursão literária do grupo; já compartilhamos nossos insights nos livros “O Ator sem Bordas” e “A Fala do Ator”.
Enquanto celebramos essas conquistas, nossas pesquisas continuam a se aprofundar. Hoje, nosso foco está na encenação, buscando vínculos ainda mais profundos com o processo criativo, enquanto elevamos o potencial de aproveitamento do MOCT. Como uma narrativa teatral em constante evolução, o Teatro Labirinto convida você a se juntar a nós nesta jornada excitante de descoberta e inovação.

Histórico

Desde o seu início em 2007, o Teatro Labirinto trilhou um caminho apaixonante no mundo da criação teatral. Movidos por essa ardente paixão, mergulhamos nas profundezas da sala de ensaio, explorando os segredos do ofício do ator e os intricados processos criativos que o alimentam. Cada peça, cada experimento, foi uma jornada de descobertas que não apenas aprimoraram nossas habilidades, mas também ofereceram soluções inspiradoras para os dilemas que ecoam na vida dos artistas.
Nossa trajetória não se limitou apenas aos bastidores. Nossas criações ganharam vida nos palcos de festivais nacionais e internacionais, onde brilharam intensamente, conquistando prêmios e corações por onde passaram. Em cada nova terra que pisamos, semeamos novas conexões e colhemos convites que nos levaram a cruzar oceanos e fronteiras, levando a magia do teatro a públicos diversos em toda a América Latina, Europa e pelo território brasileiro.
Lembramos com carinho da nossa primeira peça, “Strangenos”, agraciada com dezenas de prêmios que ecoaram nosso compromisso com a excelência. “El Gorete” nos levou em uma envolvente jornada pela América Central e México, enquanto “5 Minutos” deu vida ao legado do cantor chileno Victor Jara, ecoando na Espanha. Com “Famille, Argent et un Brin de Vérité”, reinterpretamos Ibsen e encantamos plateias na França.

Enfrentando o desafio global da pandemia, transformamos as adversidades em oportunidades e criamos a intrigante peça online “embora”. Nela, exploramos a vida dos artistas teatrais em uma metalinguagem ousada, desafiando as fronteiras do teatro virtual.
Na sequência dessa nossa maravilhosa jornada foi a estreia triunfal em 2023 da peça “10 Minutos de Lucidez”, aplaudida de pé em um teatro lotado no Chile, com mais de 2100 almas ansiosas. De lá, a peça retornou ao solo brasileiro para marcar história como a primeira a entrar em cartaz por um ano na encantadora cidade de Diamantina, onde estamos sediados. A aclamação da crítica e a abundância de elogios são um testemunho do nosso comprometimento incansável com a excelência.
Nossa jornada continua, pois somos impulsionados pela paixão inextinguível pela arte do teatro. Convidamos você a embarcar nessa jornada conosco, enquanto continuamos a explorar os limites da criatividade e a compartilhar histórias que transcendem fronteiras e tocam os corações daqueles que nos prestigiam.

Integrantes

Stheffany Hellen

Formada no curso Técnico em Teatro pelo IFNMG, participa intensamente da formação e dos treinamentos oferecidos pela Cia.
Teatro Labirinto desde 2019. Estudou voz para o teatro, atuação teatral, improvisação, expressão corporal, dança
livre, dramaturgia, jazz, balé, dança moderna. Estudou atuação com Silvia Marin, no Chile.
Ingressou em turnê internacional na França, com o espetáculo “Famille, Argent et um Brin de Vérité”; foi indicada à melhor atriz
no Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Araçuaí.
Participou como atriz e produtora executiva do Festival de Teatro de Diamantina IFNMG-2018, no qual participou como atriz nas
peças Topspot, TE-IA. Atuou no espetáculo Bodas de Sangue, muito aclamado pelo público de Diamantina.
Apresentou-se no importante festival internacional ENTEPACH no Chile.

Daniel Alberti

Daniel Alberti, estudou no Teatro Escola Célia Helena e no Teatro Escola Recriarte, é formado também pela Escola de Arte Dramática da USP. É Mestre e Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP, com MBA em História da Arte e da Cultura Visual, além de especialização em Dramaturgia. Estudou com artistas de países como Itália, Inglaterra, Argentina, Chile, Espanha e França. Foi professor em universidades como UFSC e UEL, além de escolas renomadas em São Paulo e Rio Grande do Sul. Atualmente, leciona no IFNMG em Minas Gerais. Parecerista da revista Urdimento e EdUERJ, possui livros publicados no Brasil e Portugal, incluindo dois sobre dramaturgia. Atuou, ministrou oficinas e palestras na América Latina, EUA e Europa, ganhando diversos prêmios em sua trajetória como ator.

Shay Soares

Shay Soares, atriz, diretora e iluminadora da Cia. Teatro Labirinto, é doutoranda em Artes da Cena pela Unicamp, com foco em direção teatral, e Mestra em Artes da Cena pela mesma universidade, centrando-se na voz do ator. Licenciada em Teatro pela UFRGS, formou-se em Mímica Total e Teatro Físico no Studio Luis Lois (SP) e estudou Teatro Físico com Victor Bobadilla, no Chile. Autora de "10 Minutos de Lucidez", "VENHA PARA O MUNDO..." e "A Voz do Ator", dirigiu peças como "Trata-me", "Entranha" e "Tateio" (SP). Destacou-se como atriz em produções como "Famille, Argent et un Brin de Vérité" (FR), "Insustentável" (RS) e "O Patinho Feio" (RS). Ministrou aulas em universidades renomadas e escolas como USP, UNICAMP, UNESP e a Escola Nacional de Teatro (SP). Como iluminadora, contribuiu para espetáculos em várias regiões, incluindo Diamantina. Participou como jurada e avaliadora em eventos como o PROFESTEATRO e Congressos de Iniciação Científica da UNICAMP.