Movimento

A investigação sobre o Movimento é a que possibilita o treinamento mais radical no que se refere à exploração das potencialidades do corpo, sendo, dessa forma, um caminho em processos de criação de peças de teatro físico, dança teatro, dança, mímica e outras estéticas que tenham o corpo como centro de criação. É o treinamento para atores que gostam de práticas físicas que envolvam, ao mesmo tempo, as sutilezas corpóreas, capacidades físicas, rítmicas e perceptivas em relação à criação cênica. Em contextos performativos, o foco pode ser na exploração das formas em grupo, nos tipos de movimentação, nas posturas, nas situações limite, nas relações insólitas de movimento, entre outras possibilidades. Fomentando a capacidade perceptiva de quem está explorando os movimentos, cada ator passa a conseguir estar atento à exploração corporal, ao mesmo tempo em que encontra, no ato de improvisar, as imagens que surgem dessa exploração. No instante em que a lógica do MOCT opera a junção dessa dupla capacidade perceptiva, vemos como a consciência em cena e a capacidade criativa do ator podem, com essa prática, atingir níveis colossais.